Informações úteis
Hospedagem
Para auxiliar na escolha da hospedagem, a Comissão Local do evento elaborou uma lista de hotéis indicados. A seleção contempla hotéis com diferentes classificações e uma ampla faixa de preços. Os hotéis estão distribuídos em três diferentes regiões da cidade, todas numa distância máxima de 8 km da UFPA (um tempo máximo de 25 minutos de trajeto). Alguns hotéis oferecem descontos exclusivos para participantes da Socine. Para acessar a lista de hotéis, clique aqui.


Alimentação
Para os participantes que vão passar o dia inteiro na UFPA, recomendamos que almocem no próprio campus. Há várias opções, como o Restaurante Universitário (RU), os restaurantes do NAEA, ICEN, Espaço Inovação e Macacário. Durante o evento, a Comissão Organizadora vai orientar os trajetos.
Para quem quiser almoçar fora da UFPA, há alguns restaurantes próximos ao campus, como o do Hotel Beira-Rio e dos supermercados Líder e Formosa.
Outra opção é almoçar nos restaurantes da Ilha do Combú, na outra margem do Rio Guamá. Mas aí é possível que você queira ficar por lá um tempinho e não volte no horário para a programação da tarde.
Transporte
A UFPA fica localizada no rua Augusto Corrêa, 01, no bairro do Guamá. As atividades da Socine vão ocorrer em dois espaços do campus: o Mirante do Rio e o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).
Se você se deslocar de Uber, coloque como destino “Mirante do Rio – UFPA” ou “Centro de Eventos Benedito Nunes”, a depender da programação.
Caso opte por se deslocar de ônibus, várias linhas da cidade têm a UFPA como destino final: 306 (UFPA – Pedreira), 307 (UFPA – Padre Eutíquio), 308 (UFPA – Alcindo Cacela), 309 (UFPA – Ver-o-Peso), 310 (UFPA – Pres. Vargas), 311 (Guamá – Conselheiro), 315 (UFPA – Centro Histórico), 316 (Guamá – Pres. Vargas), 320 (UFPA – Tamoios) e 768 (Satélite – UFPA).
O campus tem cinco portões de entrada. Os mais próximos dos espaços do evento são os portões 1 e 2. Ambos têm paradas de ônibus em frente.
Dois ônibus farão o deslocamento dos congressistas para os locais do evento. A saída será dos hotéis Princesa Louçã e Ibis Hangar. Em breve, vamos disponibilizar o cronograma dos ônibus.


Turismo
Belém é uma cidade com 409 anos, repleta de atrações como parques, praças, museus, construções históricas. Também é conhecida por suas paisagens naturais, seus rios e bosques. A cidade oferece uma gastronomia única, típica dos estados do norte: tacacá, vatapá, maniçoba, pato no tucupi e outras iguarias. Em breve, vamos divulgar aqui um guia com dicas turísticas, com uma ampla variedade de restaurantes, bares e festas..
Para quem vem com mais tempo e tiver interesse em conhecer outras cidades do Pará, recomendamos visitar a Ilha do Mosqueiro, a Ilha do Marajó (as cidades de Soure e Salvaterra), e os municípios de Salinas e Algodoal. Todos esses lugares são famosos por suas praias. E não são longe de Belém.
Quem quiser prolongar sua estadia em Belém por mais uma semana, no dia 12 de outubro vai ocorre a festa mais importante do Pará, o Círio de Nazaré. Trata-se de uma procissão religiosa que reúne cerca de dois milhões de fiéis. Mas ela também movimenta a programação de toda cidade, com muitas atrações festivas.
O que levar para Belém?
Belém é uma cidade quente, com temperaturas que variam de 35 a 23 graus. Também é uma região com muita umidade. Então priorize roupas leves e traga uma garrafa de água para se manter hidratado. Você vai poder encher as garrafas nos bebedouros do Espaço Mirante do Rio. Recomendamos também que traga um guarda-chuva. Nesse período do ano, as chuvas são rápidas, mas podem ser intensas, então é sempre bom estar preparado. O guarda-chuva também vai servir para se proteger do sol.
